quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Beta de Battlefield 3 para consoles decepciona os jogadores


Battlefield 3 é um dos mais aguardados jogos do ano. Apelidado de Modern Warfare 3 killer, o jogo possui um dos melhores visuais, e a um bom tempo sendo desenvolvido com o impressionante e destrutivo engine Frostibite 2. Eis que a Electronic Arts e a DICE soltaram no final de setembro o beta do jogo para download na Playstation Network, Xbox Live e paraPC, onde todos os jogadores poderiam experimentar uma fase em Multiplayer e se impressionar com Battlefield 3.  
Battlefield 3 (Foto: Divulgação)
Limitações
O grande problema é que o Beta em si não lembra em nada o jogo mostrado nos vídeos, visto na última E3, ou até as imagens que estão espalhadas pela Internet. A jogabilidade é semelhante à Battlefield: Bad Company 2 da própria DICE porém mais ágil, com uma simplicidade grande para passar por cima de objetos menores, onde o personagem pula por eles rapidamente.  
Apesar de todo esse lado positivo, o jogo em si passa ainda uma impressão de inacabado, onde a movimentação apresenta limitação de algumas formas. O próprio pulo não funciona como deveria, mas por ser um beta está de bom tamanho. Se todos esses problemas forem corrigidos na versão final, será um belo jogo. Não há nenhum veículo para se pegar no beta, portanto todo o comentário só vale para controle do próprio personagem em si. 
Vídeos mostram falhas bizarras no Battlefield 3 (Foto: Divulgação)
Decepção visual
O elemento chave aqui é realmente o visual do jogo e a chatisse que é o mapa mostrado na versão beta. Cadê todo aquele poderio mostrado anteriormente? Cadê o brilhantismo mostrado nos Bad Companys anteriores? Não há, de forma alguma o jogo remete ao que vimos algo anteriormente elaborado pela sueca DICE.  
A única fase presente no beta se passa no metrô parisiense, em uma fase bem vasta e com uma diversidade bem grande de ambientes. Muitos lugares para se esconder, muitos caminhos para se chegar aos objetivos, mas nada realmente bem elaborado. Você se esconde bem pela vastidão que o mapa trás. Se a DICE pegou um trecho de uma fase single-player qualquer para fazer o beta em cima, pode ser que seja válido, mas a pergunta agora é: Por que ela faria isso?  
Novas imagens de Battlefield 3 (Foto: Divulgação)
Logicamente outras fases podem estar escondidas dentro do beta e irem sendo liberadas para que o jogador conheça todas calmamente, como já foi feito com outras versões betas. Só para citar como exemplo, o beta de Gears of War 3 veio meses antes da versão final, trouxe um mesclado de jogabilidade entre o 2 e o 3, mostrou novas armas, abriu itens para versão final e mostrou quatro cenários, dos 11 disponíveis na versão final. Battlefield 3 está a três semanas de seu lançamento, estaria a DICE e aElectronic Arts escondendo o jogo? Com qual finalidade? 
O visual é simples e arcaico, texturas bem aplicadas em superfícies quadradas simplórias. Árvores estáticas, assim como outros detalhes semelhantes sem movimento ou capricho. Nada destrutivo. A versão disponível para teste parece de um jogo que sairá daqui um ano para mais e mesmo assim esquecendo de lado as versões prévias. O som do jogo é bem limitado também, esperado já que se trata de uma versão beta. Todos os efeitos sonoros lembram muito os dois Bad Company. Além de todos esses problemas, o jogo trava os consoles incansavelmente, algumas vezes quando o jogador renasce, outras simplesmente a começar a partida.
Battlefield 3 (Foto: Divulgação)
O que a EA tem a dizer? 
Além de todos os problemas que foram descritos por aqui, há uma lista realmente muito grande onde a EA está corrigindo passo a passo todos os problemas. Sobre o visual simplório e outros detalhes mais marcantes, a EA não comentou qualquer coisa sobre. Eis a lista de correções que estão/estarão disponíveis para as três plataformas: 
- Corrigido o crash (travamento) quando o jogador renascia;
- Corrigido a killcam que mostrava o personagem morto abaixo do chão e com glitches;
- Correção de matar um soldado amigo ao renascer no respawn;
- Correção de bug onde acertar uma pessoa correndo causava mais danos;
- A mira da espingarda foi substituída por uma nova e exclusiva;
- Foi incluído um efeito na tela da gravidade danos no personagem;
- Refinamento de pontuação de Medalhas e Estrelas de Ocupação;
- Refinamento de progressão de Rank;
- A animação da queda do personagem não se repete mais duas vezes (exclusivamente nos consoles);
- Corrigido a perda de líder de esquadrão após EOR as vezes;
- Correção de estabilidade de framerate;
- Refinamento da amostra dos ícones em 3D melhorando a visibilidade do alvo. Os ícones agora irão mostrar menos os alvos mais obscuros;
- Correção do problema da mira desaparecer após troca de round, ou quando o jogador tentava voltar com a contagem de espera ativa.
- A lista de esquadrão mostra a especialização escolhida, a atividade de voz (VOIP) e os companheiros de time mortos;
- Opções no menu do esquadrão corrigidas, a bandeira de “Private” e a opção “Switch Teams” (troca de times).
As correções saíram hoje para PC e estarão disponíveis para os consoles daqui alguns dias. De acordo com a Electronic Arts, essas são algumas das mudanças dentre outras que irão surgir nos próximos dias. Só lembrando, inclusive a EA, o beta tem prazo de validade e estará disponível até dia 10 de outubro, ou seja, por mais uma semana. Battlefield 3 será lançado para as três plataformas no dia 25 de outubro nos Estados Unidos, não deve demorar para chegar ao mercado brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário