quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Blog do Planalto é hackeado. Mensagens são a favor da Ficha Limpa


Os usuários que acessaram a página principal do Blog do Planalto na madrugada desta quinta-feira (13) viram mensagens alusivas ao voto aberto no Congresso Nacional e à Ficha Limpa. O portal, que tem como objetivo principal atualizar à população sobre a agenda diária da presidente Dilma Rousseff, teve seu serviço hackeado nas primeira horas de hoje.
Blog do Planalto. (Foto: Divulgação)Blog do Planalto é invadido por hacker. (Foto: Divulgação)
Uma das mensagens, assinada por “@DonR4UL 0 Hacker”, tinha os seguintes dizeres: “Voto aberto no Congresso! ‘Faz o que tu queres, há de ser tudo da Lei’. Brasileiros, acreditem em vocês, salvem o BRASIL!”. A mensagem era vista ao lado do endereço do Blog do Planalto, em uma busca no Google, onde normalmente é exibida a descrição do link relacionado.
A assessoria de imprensa da presidência da república informou que a página foi rapidamente retirada do ar pelos especialistas do Dataprev, empresa de tecnologia e informações da Previdência Social, que é quem mantém o blog no ar.

Os assessores informaram que o blog já estava funcionando normalmente antes das 9 horas da manhã. No entanto, ao longo de toda a manhã, era possível visualizar nas buscas do Google a mensagem alterada pelo hacker.

Além disso, foram publicadas no blog fotos de manifestantes com vassouras, com os dizeres: “Político deve ser íntegro, incorruptível! Ficha Limpa já! Voto aberto no Congresso”. A Dataprev já começou a investigações para apurar onde foi o erro, e quais são os responsáveis pela invasão no blog.
Vale lembrar que, no mês de junho, uma ofensiva de hackers resultou em invasões aos sites da Presidência da República, da Receita Federal e do Portal Brasil. Os ataques não se converteram em acesso ao banco dedados dos sites, segundo informa o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

0 comentários:

Postar um comentário