terça-feira, 11 de outubro de 2011

Universidade de Oxford desenvolve carro inteligente

 Wildcat, o carro robótico autônomo. (Foto: Divulgação) 
Wildcat, o carro robótico autônomo. (Foto: Divulgação)
Alunos da Universidade de Oxford desenvolveram um carro robótico que pode ver e analisar o que tem por perto. O projeto é bastante semelhante ao carro robótico que a Google vem testando, mas um pouco diferente.
Enquanto o carro da Google é no estilo sedan, o de Oxford é uma caminhonete semelhante a uma Land Rover, apelidada de Wildcat (gato selvagem). A Wildcat usa vários sensores com um computador no porta-malas para interpretar os dados que os sensores coletam. O interessante é que o carro é capaz de ver o que tem em torno dele usando câmeras. Dessa forma, ele pode andar sem qualquer intervenção humana apenas por estar ciente do que está a seu redor.
Normalmente o GPS é usado para guiar veículos autônomos como o Wildcat, mas eles sempre apresentam margem de erro, por isso não é uma má ideia usar câmeras para garantir a segurança do carro e de quem estiver na rua. Mas, o "gato selvagem" também conta com mapas de GPS, que são executados ao mesmo tempo em que o carro é conduzido, afim de ajudar ainda mais a locomoção.
Graças às suas habilidades, o Wildcat pode ser capaz de evitar o tráfego e outros obstáculos. A esperança é que esse tipo de tecnologia possa melhorar a segurança no trânsito e reduzir o congestionamento. Você acha que carros autônomos podem realmente fazer isso? Deixe a sua opinião nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário